Time Humanos - Justine Larbalestier e Sarah Rees Brennan


Time humanos narra a história de Mel, uma adolescente de dezessete anos que mora em New Whitby, uma cidade onde humanos e vampiros vivem civilizadamente e dentro da lei.
Embora Mel conviva em meio a essa realidade humanos x vampiros, sua aversão a esses seres desprovidos de vida sempre foi evidente, ela não consegue se imaginar como uma morta viva e muito menos frequentar o mesmo ambiente que eles, mas quando o novo aluno Francis Duvarney, um vampiro com mais de cem anos chega a escola e começa a mostrar interesse em sua amiga Cathy, Mel começa a desconfiar de suas intenções e questionar tudo sobre Francis.

Mas a amizade entre Cathy e Francis parece estar se fortalecendo, e mesmo Mel se esforçando para afasta-los, Cathy acaba se apaixonando pelo lindo vampiro que retribui seu amor cortejando a garota da forma mais romântica possível, algo que deixa Mel bem irritada. Mas quando Cathy revela que se transformará em uma vampira para viver a eternidade ao lado de Francis, Mel não dá créditos e nem respeita a decisão da amiga, afinal Cathy só tem 17 anos e conhece Francis a pouquíssimo tempo. Sendo assim, ela precisa dar um jeito nessa situação antes que Cathy cometa uma loucura que irá trazer arrependimento para o resto da vida, ou até mesmo causar sua morte, já que transformações mal sucedidas podem matar ou transformar humanos em meros zumbis.

Durante sua tentativa de manter Cathy e Francis separados, Mel conhece Kit, um adolescente que vive no Shade, uma comunidade formada por esses seres da noite. Kit faz parte do Shade de Francis e logo uma amizade entre o rapaz e Mel acaba nascendo, algo que a faz conhecer mais a fundo os costumes dos vampiros e a enxerga-los de forma diferente, mas que não muda sua opinião em relação à transformação de Cathy ou de qualquer outro ser humano.

Em meio às tentativas de fazer Cathy mudar de ideia e de sua nova amizade com um garoto criado por vampiros, Mel ainda tenta investigar o desaparecimento do pai de sua amiga Anna, que fugiu com uma vampira abandonando a filha e a esposa sem deixar muitas explicações, se comunicando somente através de e-mail e SMS. Será que Mel conseguirá dar conta de tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo? Só lendo para saber...

Time humanos foi uma leitura agradável e por amar esses seres sobrenaturais me vi encantada pelo universo criado pelas autoras, já que nessa trama vampiros vivem em sociedade ao lado de humanos e, é possível solicitar uma licença ao governo para fazer a transição da vida humana para a vida de vampiro, tudo dentro da lei, é claro. Achei o máximo como as autoras tiveram o cuidado em criar organizações e leis definidas para as transições vampiro/ zumbie e morte, as três possibilidades para aqueles que decidiam deixar a vida humana.

Outro ponto importante foi à construção dos personagens, principalmente Mel que se mostrou uma protagonista corajosa, determinada e amiga, e Kit, que defendia seu Shade e suas convicções, independente das opiniões alheias.

Para quem ama história de vampiros e busca uma trama leve e descontraída com um toque de suspense e investigação, Time humanos é mais do que indicado.


TIME HUMANOS - JUSTINE LARBALESTIER E SARAH REES BRENNAN
GALERA RECORD
352 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

4 comentários

  1. Olha que fazia um bom tempo que não via pelo mundo literário algo sobre vampiros que me chamasse a atenção.
    O assunto ficou tão saturado num passado nem tão distante, que só saía coisa ruim tanto na literatura quanto no cinema!
    Não conhecia o livro acima, mas com tudo isso junto, romance, mistério e amizade não poderia deixar de querer ler o livro.
    Outro ponto forte também é a força de vontade e personalidade da protagonista e sua amiga. Chega de mocinhas fracas e sem personalidade.
    Vai para a lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e até gosto de vampiros, mas confesso que o tema já está bem batido. Não tenho paciência para protagonistas irritantes então dificilmente o livro me agradaria. Mesmo assim, adorei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  3. Dreeh!
    Gosto demais de livros de fantasia com vampiros e ainda tem os zumbis.
    Apesar de ser um livro mais adolescente e ter a protagonista um tanto imatura e que não gosta de vampiros, primeiro quero acompanhar como será a relação dela com Camille que é vampira e com Kit que é humano, bem como entender melhor o núcleo familiar de Anna!
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Saber quando se deve esperar é o grande segredo do sucesso.” (Xavier Maistre)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Dreeh!
    Gosto demais de livros de fantasia com vampiros e ainda tem os zumbis.
    Apesar de ser um livro mais adolescente e ter a protagonista um tanto imatura e que não gosta de vampiros, primeiro quero acompanhar como será a relação dela com Camille que é vampira e com Kit que é humano, bem como entender melhor o núcleo familiar de Anna!
    Semaninha de muita luz e paz!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)