À Primeira Vista - David Levithan & Nina Lacour

A semana do orgulho gay está deixando São Francisco em polvorosa. O tímido Mark está curtindo as festas ao lado de seu melhor amigo, Ryan, por quem nutre uma paixão. Os dois já ficaram várias vezes, o que só deixa Mark cada vez mais confuso, já que Ryan não demonstra seus sentimentos.

Em uma certa festa, para provar que é corajoso, Mark aceita participar de um desafio, onde deve dançar apenas de cueca em cima do balcão do bar. E é aí que sua vida se cruza com a de Kate e vai deixar de ser a mesma.

Kate está em São Francisco para conhecer uma garota com quem vem conversando há tempos. Ela é prima de sua melhor amiga e Kate não vê a hora de finalmente encontrá-la. Contudo, o nervosismo faz com que ela fuja e vá parar justamente no bar onde Mark está se apresentando.

Quando ela vê o tímido garoto apenas de cueca, ela sente que precisa que ele seja seu  melhor amigo. Eles são colegas na escola e sentam lado a lado nas aulas de cálculo, mas nunca conversaram. E é com este acontecimento inusitado que esse laço vai se formar e um vai se tornar cada vez mais importante na vida do outro.

Aos poucos, Kate e Mark vão se ajudando em suas respectivas relações e percebendo que tem mais em comum do que imaginavam. As mudanças que fazem parte da vida estão acontecendo e, juntos, eles precisarão lidar com tudo que está por vir.

Querem saber o que vai acontecer? Então não deixem de ler.

LEO: Acho que não é novidade para ninguém que David Levithan é um dos meus autores favoritos da vida. Então, sempre que um livro seu é anunciado, eu fico em êxtase. Com À Primeira Vista não foi diferente. Assim que ouvi falar dele no Mochilão da Record, me apaixonei e assim que pude, solicitei meu exemplar para a editora e o passei na frente de todas as leituras. E valeu muito a pena.

GLAUCIA: As escritas de Levithan e Nina Lacour se combinam perfeitamente. A narrativa é fluida, leve e envolvente. Mesmo com a ressaca nossa de cada dia, consegui concluir a leitura em uma sentada, como há tempos não fazia. Os dois autores ainda conseguiram dosar a comicidade com o drama, mesmo que não haja uma carga emocional forte na obra, mas ficou tudo muito bem elaborado.

LEO: A narrativa é feita em primeira pessoa, alternando as perspectivas de Mark e Kate. E nossa. Como me identifiquei com eles. A relação de Mark com Ryan parece muito algo que eu vivi no passado com um amigo e ver isso estampado nas páginas me fez relembrar de tudo. E também me identifiquei muito com a insegurança de Kate, o que me fez gostar ainda mais da personagem e entendê-la.

GLAUCIA: À Primeira Vista traz inúmeras abordagens, algo que é característico dos livros de Levithan. Desde insegurança, relação homoafetiva e toda questão de representatividade, além do assunto de se assumir gay, tudo é bem explorado e só deixa o livro melhor. Adorei.

O final, apesar de um tanto corrido e com uma boa dose de clichê, foi satisfatório para mim. Tudo se fechou de uma boa forma, mas, particularmente, não me incomodaria em ler uma continuação. Espero do fundo do meu coração que Levithan invista nessa parceria com Lacour (já que as suas com Rachel Cohn não são lá essas coisas...).

LEO: Em suma, À Primeira Vista é um livro leve, divertido e ao mesmo tempo necessário, simplesmente por colocar em pauta assuntos ainda considerados tabu com uma naturalidade que poucos conseguem. Sendo assim, deixo aqui minha recomendação a todos. Vale muito a pena!

À Primeira Vista - David Levithan & Nina Lacour
Galera Record
294 páginas
Livro cedido pela editora
Onde comprar: Submarino | Americanas | Saraiva | Amazon

11 comentários

  1. Olá! Tudo bem?
    Já tinha ouvido/lido sobre esse livro, mas não dei atenção a ele, agora vejo que estou perdendo uma leitura e tanto. Parece-me ser bem gostoso de ler, gosto de livro que abordam temas sobre amizades e adolescentes que tem que enfrentar a realidade, ainda mais quando se trata de homossexualidade. Adorei saber que a leitura intercala entre os personagens e que têm um toque bom humor e que a leitura é fluída.
    Anotei a dica aqui.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Levithan tem um jeito único de traçar suas histórias e com isso, prender o leitor. Já tive o grande prazer de ler e tenho algumas obras dele, mas confesso que estava bem por fora deste novo livro.
    Capa belíssima e parece que o conteúdo também.
    Amizade, romance...descobertas.Quero mais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá Glaucia, Oi Leo...
    Também fiz leitura e resenha desse livro recentemente, foi meu primeiro contato com ambos autores e eu gostei muito do que li, um livro leve e divertido, espero consegui ler em breve outros livros dos autores.
    Beijos!

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoas, tudo bem?
    Eu li um livro do David apenas, e amei!! Sempre achei a capa deste livro uma gracinha e fiquei curiosa para conhecer esta história.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá Leo, tudo bem?
    Já tenho este livro na minha lista de desejados, pois sempre li muitas resenhas positivas sobre a historia e sobre os personagens, e a sua esta aí para provar o que digo =) Ao conferir tua resenha só aumentou mais minha expectativa por ele. Esta historia parece ser aquele sentimento que fazemos parte da relação dos dois e de seu próprio desenvolvimento. Acho esta capa linda.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já li resenhas sobre esse livro e já me deixou bastante encantada por ver que David Levithan também participou, já li livros que ele foi convidado e gostei muito da escrita dele também. O livro tem uma premissa muito boa, os personagens me agradaram muitos e já entrou em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Leonardo!
    Desde o lançamento desse livro, realmente não vi uma única resenha negativa sobre ele, e isso já fala bastante sobre o quão bem sucedida foi essa parceria de Levithan com LaCour - lembro das resenhas que vi nas parcerias com a Rachel Cohn, e tava complicado mesmo, rs. É sempre legal quando dois autores se juntam em uma trama só e, mesmo com cada um escrevendo um personagem diferente, cada parte se completa tão bem e mais o fato dos temas serem atuais e importantes de serem discutidos deve realmente só acrescentar à leitura. Valeu a dica! ^_^
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ja li varios livros do David e eu adoro a escrita dele. O único livro que eu nao gostei muito dele foi o Will & Will, achei meio pombo. Comecei a ler A primeira Vista e apesar de ainda estar no começo eu já estou bastante apaixonada com a historia.

    ResponderExcluir
  9. A història é legal, não é o tipo de livro que costumo ler, mas leria esse livro com todo prazer, por ser algo bem diferente. Estou muito curiosa com o final.

    ResponderExcluir
  10. Oi Leonardo,
    Como gosto muito dos livros do David Levithan, À Primeira vista é mais uma obra do autor que quero ler. Esse tipo de trama onde não há um ápice no decorrer do livro e o foco está na vida dos personagens, em seus anseios e questionamentos, consegue me envolver muito mais na trama. Mark e Kate vão nos mostrar que o verdadeiro amor não precisa ser só entre um casal, pois confidências, carinho e o reconhecimento um no outro são sentimentos que surgem quando uma grande amizade é construída. Não conheço a escrita de LaCour, mas a parceria com Levithan não poderia ter tido outro resultado se não esta história que promete me conquistar em cada página.

    ResponderExcluir
  11. Leo e Glaucia!
    Concordo com vocês, as coisas são simples e nós é que temos mania de complicá-las sem necessidade.
    Deve ser um livro delícia de ler, onde os protagonistas vão em busca de se encontrar como pessoa e em busca de seus ideias, de forma leve e corriquiea e com simplicidade, o que é o melhor.
    Que outubro venha carregado de boas energias!
    “O tempo é teu capital; tens de o saber utilizar. Perder tempo é estragar a vida.” (Franz Kafka)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)