Jogos Vorazes - Suzane Collins


Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzane Collins
Editora: Rocco


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

A história se passa em Panem, uma sociedade decorrente da destruição da América do Norte, constituída por 12 distritos comandados pela Capital. A protagonista é quem narra a história; dessa forma, vemos sob a ótica de Katniss, 16 anos, órfã de pai, arrimo de família. Ela se voluntaria para substituir a irmã nos Jogos Vorazes, uma competição anual na qual 24 adolescentes (1 casal de cada distrito) competem até a morte.

Seu companheiro de distrito é Peeta, um menino que já salvou sua família da fome há alguns anos. Na competição, os jovens são lançados numa arena e precisam se esforçar pra sobreviverem. Parcerias, estratégias, mentiras... tudo pode aparecer e acontecer! Katniss precisa provar não só que possui habilidades para viver em um ambiente hostil como também ser superior aos seus adversários. Uma pisada em falso pode ser fatal.

Katniss é uma personagem que me cativou. Ela consegue equilibrar coragem e medo, amor e raiva, desespero e paciência. Ela tem a dose certa de mocinha e de guerreira. Eu não consegui ficar irritada com ela em nenhum momento. Só não consegui entender muito bem seu coração, mas acho que vou descobrir melhor sobre isso nos próximos livros.

O final do livro é de se esperar, mas você se surpreende com o decorrer da história. Coisas que eu não imaginava acontecer estavam lá para me desestabilizar, e coisas que eu achava óbvias não aconteceram.

Gostei muito de ler o livro pela fluidez que ele apresenta. Sabe quando você começa a leitura e não percebe que já se passaram 50 páginas? Você está lá todo entretido e quando percebe já escureceu? O livro não me cansou em momento algum, me deixando presa à leitura desde o início.

A autora não enrola. Não há aquelas descrições minunciosas, que ocupam parágrafos e só servem para encher linguiça e te deixar de saco cheio.

Nem preciso dizer que estou super curiosa pra ler Em Chamas, né? Mesmo um pouco desanimada com os comentários que li sobre a continuação da trilogia, vou ler porque já está comprado e preciso ter minha opinião.

6 comentários

  1. Eu li esse livro tem pouco tempo e curti muito. Eu também curti muito e to DOIDA para começar a ler Em Chamas. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Eu quase que literalmente DEVOREI Jogos Vorazes! Uma série incrível! Li Em Chamas e A Esperança em dois dias porque não aguentei de ansiedade!

    Você não consegue parar de ler! Bom, respondendo sua pergunta: ela se decide sim, mas muuuuuuuuuuuuuuuuuuitas coisas ainda vão rolar!

    Prepare-se!! Lenços, biscoitinhos e muita calma! hehe

    Beijos
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Também foi a minha primeira distopia e eu também devorei a trilogia em 3 dias seguidos. Me dilacerei na mente da Katniss, chorei um dia inteiro após ler, de dor, de emoção, de alegria e de tristeza sei lá. Me senti deprimida por umas 2 semanas, essa trilogia mexeu muito comigo. leia logo os outros dois livros. Sim, ela se decide e pra mim foi emocionante, não sei se vai ser pra você. até hoje não consegui fazer uma resenha pra esse livro de tanto que eu gostei dele, mas leio todas as resenhas que eu vejo por ai pra poder saber o que a galera acha.

    www.comchocolatequente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Sou louco pela trilogia...
    Muito barato no submarino, porem, sem condiçoes eu fico sem comprar.
    Otima resenha ! Beijoos !

    ResponderExcluir
  5. Quero ler esses livros, vi o primeiro filme e achei bem interessante. Gostei da sua resenha. Beijos

    http://sopadeletrasdalana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu só consegui ver o filme, porque o Box está mt caro ):
    Com todo mundo comentando e elogiando a mil a Trilogia de Jogos Vorazes, fiquei com mt vontade de ler! *------*
    Só fiquei chateada porque no filme ela escolhe o Peeta, sei lá, é confuso, espero que ela fique com a Gale U_U
    Parabéns pela resenha, xoxo. ;*

    ResponderExcluir

Que prazer em ter você aqui! Entre e sinta-se à vontade.
Se gostou do post (ou não), deixe um comentário. Sua opinião é muito importante pra melhorar cada vez mais o blog. =)